Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Segunda-feira , 20 de Maio de 2019 - 12hs05

porto nacional

9ª Semana do Bebê inicia nesta segunda-feira, 20, em Porto Nacional

Fonte: Da Redaçãp

Tamanho da Letra A- A+

Dornil Sobrinho

A nona Semana do Bebê iniciou, oficialmente, nesta segunda-feira, 20, mas as celebrações começaram na última sexta-feira, 17, quando o prefeito Joaquim Maia, a primeira-dama Aline Maia, e o vice-prefeito Ronivon Maciel entregaram a "chave da cidade", a “faixa” e o “diploma de Bebê Prefeita 2019" para a pequena Yasmim Menezes Ferreira de Carvalho.

Filha de Maria Helena da Paixão, a recém-nascida veio ao mundo pela manhã, no Hospital e Maternidade Tia Dedé, e em seguida já foi prestigiada com as condecorações. A criança e sua família serão acompanhadas pela primeira-dama e sua equipe, pelo período de um ano.

Como manda a tradição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), parceiro do projeto, a primeira criança nascida na cidade na véspera ou durante a campanha deve ser empossada como "bebê prefeita". Uma estratégia de mobilização social com atenção voltada aos primeiros anos de vida.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Articulação do Selo UNICEF, da Casa Municipal dos Conselhos, e com todos os auxiliares do executivo.  

O prefeito Joaquim Maia parabenizou a integração das secretarias municipais da Saúde, Educação, Assistência Social e todas as demais pastas envolvidas no projeto Semana do Bebê. O gestor ainda destacou os avanços da saúde para a primeira infância no município.

“Nossa gestão tem trabalhado arduamente para proporcionar ao público infantil um atendimento digno em suas necessidades principais. É direito de todas as crianças terem acesso a serviços de qualidade nas mais diversas áreas, principalmente na saúde, educação e assistência social”, acrescentou o Prefeito.

A mãe da menina ficou emocionada com as homenagens e agradeceu ao Prefeito pela forma de valorizar as crianças. Ela afirmou que sua filha já nasceu com sorte, sendo escolhida a Bebê Prefeita de 2019.

A primeira-dama Aline Maia que é a articuladora municipal do Selo Unicef, assegurou que a ação busca alertar as mães para a seriedade dos cuidados especiais com as crianças durante seus primeiros anos de vida. “A iniciativa objetiva a implementação de políticas públicas para a primeira infância. Um marco importante para as famílias e para a sociedade”, explicou Aline.

As secretárias municipais da Assistência Social Verônica Fontoura, da Saúde Anna Crystina Brito, da Educação Shyrleide Maia, e o presidente da Casa dos Conselhos, Manoel Olympio Brito, também prestigiaram o momento. 

A visita à maternidade foi conduzida pela representante do hospital, Liliane Cavalcante.

Selo UNICEF

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento a crianças nos seus primeiros anos de vida. Uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional conquistado pelos municípios que atingem bons resultados em prol de mais qualidade de vida para crianças e adolescentes. (Luciana Macedo)


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2019 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br